PERFINASA utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso , e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

PERFINASA - Construa com força e durabilidade
Redes sociais:

BLOG

NOTÍCIAS

Descubra como o aço da Perfinasa pode levar a sua indústria a um novo patamar de resistência e qualidade. Confira a seguir nossas matérias escritas pelos especialistas em aço.

O que é gestão de obras?

3 desafios que toda gestão enfrenta

O mercado de construção resiste aos momentos de crise e mesmo assim continua se desenvolvendo mesmo com alta de custos. Portanto, é fundamental que a obra seja administrada de forma eficiente, diminuindo os custos necessários e evitando erros que podem custar caro. Portanto, vamos definir: O que é gestão de obras?

O que é e para que serve a Gestão de Obras?

A Gestão de Obras, na prática, se dedica em administrar os materiais, recursos e pessoas durante a execução de um projeto. Sendo assim, ela fornece técnicas e estratégias de gestão que permitem alcançar os objetivos e metas estabelecidos.

A Gestão de Obras compreende duas grandes etapas. São elas: o planejamento, que é pré-execução; e o controle, que garante a execussão do que foi planejado ou reajusta o que havia sido pensado durante o período de obra.

Este é um assunto muito amplo e complexo. Portanto trouxemos 3 desafios, pontos que devem ter a atenção, tanto no planejamento quanto no controle pela gestão de obra durante a execução do projeto.

1. A Gestão de Obras visa cumprir prazos

Parece uma questão óbvia, porém é o que difere uma boa gestão de uma má gestão. É necessário levar os prazos em conta tanto na primeira parte de planejamento, quanto durante a execução e controle.

Processos e técnicas as quais você  não esteja familiarizado exigem uma atenção maior. No planejamento é necessário um estudo para fazer o cálculo dos prazos de forma correta.

Por exemplo, uma dica é fazer uma pesquisa no mercado específico, com empresas que têm experiência e um know-how maior. Assim as previsões e prazos terão uma grande assertividade.

Na segunda parte da gestão, o controle, é fundamental para que as etapas e atividades ocorram segundo o que foi planejado. Por exemplo: uma determinada etapa que foi programada para acontecer em 30 dias, no 15º dia ainda não alcançou o mínimo de 40%.

É necessário identificar as dificuldades e encontrar as soluções, e em último caso informar que houve um imprevisto ao cliente e reajustar o planejamento e prazos.

2. É necessário encontrar bons fornecedores

Parte do desafio trabalhado no último ponto, de cumprir com os prazos, se deve ao fato de não ter bons fornecedores. A gestão de obras compreende uma logística complexa.

São materiais diversos de fornecedores diferentes, recursos de maquinários e de pessoal. E uma das mais complicadas pode ser a dos materiais.

Escolher um bom fornecedor é fundamental para que o material esteja disponível no tempo necessário para execução da obra.

3. Gestão de compras e materiais

Esta é a próxima etapa. Quando o gestor avalia as opções de fornecedores orça, escolhe, e controla o processo de compras.

O controle envolve definir onde e como armazenar o material; o cronograma de entregas com as datas e a garantia da qualidade do material.

Assim, se faltar material na obra, os atrasos passam a ser inevitáveis e a gestão fica comprometida. O ideal é que o gestor faça as compras dos materiais de forma antecipada e programada. Assim, poderá aproveitar melhor as condições e valores. O custo benefício é importante para ter eficiência nos custos.

Garanta o Aço de qualidade para seu projeto

Um dos materiais mais utilizados e importante para qualquer obra é o aço. É amplamente empregado, desde as fundações, estruturas de sustentação, até as coberturas e acabamentos.

O aço possui um excelente custo benefício para a construção, e qualidades desejáveis como a alta resistência mecânica e a durabilidade e resistência às intempéries.

Por outro lado uma das dificuldades é encontrar o material em um único fornecedor. Mas, na Perfinasa você encontra todo o aço que precisa para seu projeto. Somos uma empresa que produz aço de qualidade há 59 anos, seguindo todas as normas de qualidade e satisfação do cliente.

Com a Perfinasa você tem uma Gestão de Obra tranquila, e o cumprimento dos prazos de entrega, pois possuímos uma logística própria. Você também tem o aço fabricado no tamanho ideal para seu projeto e flexibilidade nas formas de pagamento. Clique aqui e peça já seu orçamento!   

Se você tem interesse em saber mais sobre esse universo da construção e do aço, nos siga em nossas redes sociais ou leia este outro artigo sobre estruturas metálicas .