Construções metálicas, quais suas vantagens?

  • 26 de novembro de 2021
  • Dicas

A estrutura metálica é composta por perfis de aço, tipo de sustentação utilizada em construção civil, podendo aplicar em vários tipos de projetos, tendo como principal vantagem a rapidez. 

O uso do aço em construção civil teve início por volta do século XVIII, que, desde então, vem sendo bastante utilizado em diversos projetos por engenheiros, arquitetos e construtores sem deixar a alta qualidade de lado. 

Este tipo de material para construção pode ser aplicado em diversos tipos de projetos, como pavilhões, supermercados, casas, shoppings, entre outros. O aço é bastante utilizado nos EUA e em vários países da Europa. Porém, a falta de conhecimento sobre a estrutura metálica no Brasil ainda existe. Com isso, será mostrado algumas vantagens do aço para a construção civil:

Custo-benefício

Claramente, em primeiro momento, a estrutura metálica pode parecer mais cara do que o de outros sistemas construtivos, talvez pelos altos impostos incidentes sobre o aço. Mas, é vantajoso financeiramente devido a economia a longo prazo. Além disso, a estrutura metálica gera menos resíduo e, consequentemente, diminuição de custo no descarte de entulho. 

Padronização

A estrutura metálica, diferente de outros materiais, dificilmente tem desbitolamentos. Isso porque as dimensões das peças em relação ao que foi solicitado no projeto são diferentes.

Rapidez na obra

Essa é uma das maiores vantagens de uma obra com estrutura metálica, sem dúvida. As peças são feitas em fábricas, já com as medidas e especificações corretas de acordo com o que foi pedido. Com isso, a montagem dos perfis de aço é feita de forma mais rápida, já que as peças chegam prontas, e como consequência, esse processo demanda menos mão de obra e uso de materiais, acelerando o processo de construção.

Resistência

Estruturas metálicas podem ter resistência semelhante ou superior a de outros materiais construtivos, como por exemplo o concreto armado. Porém, para que a durabilidade do aço seja maior, é importante que o material tenha alguns cuidados especiais, como pinturas especiais e outros tipos de proteção que aumentam a vida útil do metal, protegendo contra corrosão e agentes químicos, aumentando assim a segurança da estrutura em caso de incêndio.

Versatilidade

Esse é um dos pontos mais valorizados por arquitetos em projetos com estruturas metálicas. Permite a construção de vãos maiores, sem a necessidade de vigas ou pilares. Assim, pode ter um maior aproveitamento do espaço, permitindo projetos com estética bem lucrativa.

As vantagens no uso de estruturas metálicas são infinitas, e por isso, a Perfinasa tem o aço como um material indispensável da construção civil e ainda como um ponto relevante na economia brasileira. Sendo assim, procuramos investir diariamente em tecnologia para que este material cresça no Brasil, oferecendo mais benefícios para a construção.