Segurança na construção Civil

Segurança na construção Civil

3 aspectos que você precisa saber!

Este é um assunto muito importante pois envolve diversos aspectos dentro da construção civil. É fundamental criar e desenvolver uma cultura neste meio que propague a importância da Segurança na Construção Civil e que a coloque como prioridade.

Mas, também é importante dizer que, a construção civil é um tema extremamente abrangente e complexo, que lida com realidades muito diferentes. 

Portanto trazemos neste artigo 3 pontos para destacar aspectos diferentes dentro do assunto: segurança na construção civil. 

O rigor no uso de EPIs e EPCs

1. O rigor no uso de EPIs e EPCs

Neste cenário de construção diversos pontos de riscos devem ter a nossa atenção: a desorganização, a desatenção, quedas de materiais, dermatoses, queda de nível, choques elétricos, falhas de sinalização e as ferramentas. 

Os EPIs e os EPCs possuem o propósito de mitigar o risco de acidentes no trabalho. Você provavelmente já ouviu falar sobre estas duas siglas, mas vou explicar o que são e qual a diferença entre elas.

Os EPIs são Equipamentos de Proteção Individual, são parte de normas obrigatórias e essenciais para evitar acidentes de trabalho na construção. Os principais incluem: óculos de segurança, protetor auditivo, máscara, luvas, calçados de segurança e cinto de segurança tipo paraquedista. 

Foram também criadas os EPCs, Equipamentos de Proteção Coletivos, cujos principais são: tapumes, chuveiros lava-olhos, plataformas, cones, cavaletes, biombos, fitas, correntes, telas e redes isoladas (com função de sinalizar o local de obra) e extintores de incêndio.

Por isso, é fundamental que a utilização dos EPIs e EPCs seja mandatória no canteiro de obras, e seja de extrema importância, pois a saúde do trabalhador é prioridade.

Segurança na construção Civil e as Etapas da obra

2. Segurança na construção Civil e as Etapas da obra

A segurança na construção civil também traz outro aspecto que é: a sistematização dos processos e etapas da obra.

Para isso a Associação Brasileira de Normas Técnicas, desenvolveu a conhecida ABNT NR 18 na construção civil. Trata-se de uma série de diretrizes que visam oferecer melhores condições de trabalho para ampliar o bem-estar dos trabalhadores durante a obra e evitar acidentes de pequeno a alta gravidade.

Assim, a  NR 18 atua nas ordens administrativa, de planejamento e na organização. Ela determina medidas de controle, processos e sistemas preventivos e discorre e normatiza todas as etapas da obra. 

Os empregadores devem observar as diretrizes da norma e implementá-las. Portanto, engloba desde a preparação do projeto e do canteiro de obras até serviços, como carpintaria ou então a utilização e montagem de um andaime tubular, por exemplo.

Segurança na construção civil e o uso Aço

3. Segurança na construção civil e o uso Aço

O aço começou a ser implementado na construção civil desde o século XVIII, se você quer saber mais, clique aqui! E não saiu mais, devido às suas inúmeras vantagens, como a durabilidade e resistência, que abriram um mundo de inovações, avanços e possibilidades para a construção desde então.

Mas, a utilização do aço na construção vai muito além das questões que envolvem os benefícios para o projeto em si. Usar o aço também significa mais segurança, já que é feito de partes homogêneas.

Outra característica que contribui é o fato de compor peças que são montáveis e desmontáveis, o que traz segurança no armazenamento e deslocamento dentro do espaço de obra. 

Outro ponto é que o aço pode suportar o peso de estruturas de forma muito segura. Assim, ele é utilizado para construir alguns equipamentos de EPCs, como andaimes, pois mantém a qualidade da estrutura por mais tempo, mesmo quando está exposto a condições de chuva e sol.

Sendo assim, utilizar um aço de alta qualidade que seja certificado, como o que é produzido pela Perfinasa, garante a segurança na construção civil. Se você vai construir acesse nosso site e conheça toda nossa linha de produtos. Temos tudo em aço para a sua obra, da estrutura e fundação ao telhado. 
Se você tem interesse em dicas para economizar na sua obra clique aqui.

Mais informações e artigos sobre o universo da construção civil, nos acompanhe nas redes sociais, e até a próxima!